Centum Vitis 2008

Confira o vídeo do nosso produto:

2008 Centvm Vitis

Ref.: ES02.60.06 Compra Segura

Este ícone da Rioja, já escolhida melhor Tempranillo, é somente produzido em safras excepcionais, de videiras pre-filoxera de mais de 100 anos de idade. Vinho de cor vermelho-rubi intenso. No nariz exibe aromas de frutas escuras frescas (amora, morango e cassis). Na boca o vinho é fresco, levemente adocicado, intenso, bem frutado, concentrado, complexo, encorpado, com final longo e agradável. Recomendamos decantar 30 minutos antes do consumo. Vinho realmente excepcional e muito raro.

R$ 1.479,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

País: ESPANHA
Região: Rioja Alavesa
Localidade: Elciego
Produtor:
Bodega Valdelana
Vinho: Tinto
Casta: 100% Tempranillo – Vinhas autóctonas pré-filoxera de mais de 100 anos
Safra: 2008
Maturação: 10 meses em barricas novas francesas “Allier”
Nível: D.O.Ca. Rioja
Temperatura de Serviço: 18° a 20°C. Decantar/aerar por 30 minutos
Potencial de Guarda: 2022
Teor Alcoólico: 14%
Fechamento: Rolha
Pontuação: melhor Tempranillo da Espanha
750ml

Terroir e vinificação

Terreno calcário argiloso, vinhedos em encostas. Microclima influenciada pelo Rio Ebro, vizinho aos vinhedos da vinícola. Fermentação em tanques de aço inoxidável em temperatura controlada entre 28 e 30°C. Alta concentração de polifenóis. Fermentação maloláctica em barricas novas de carvalho francês Allier. Na maturação passa 10 meses em barricas. 

Vinhedo

Vinhas pré-filoxera de mais de 100 anos de idade. O Valdelana possui 4 hectares que, milagrosamente, sobreviveram à filoxera e devido aos seguintes fatores: O tipo de solo na Rioja Alavesa é calcário argiloso e muito pobre, com baixa permeabilidade. O sistema radicular nas vinhas é muito curto, as vinhas estão localizadas em encostas muito íngremes que faz a água da chuva escorrer para baixo da colina muito rapidamente, impedindo ambiente para o inseto sobreviver e os vinhedos protegidos pela Sierra de Cantabria dos ventos frios de norte. Estas videiras são conhecidas como "Centvm Vitis" (Videiras Centenárias), nome deste raríssimo vinho produzido a partir de suas uvas.

Harmonização

Sugestão: Pratos à base de carnes vermelhas e de caça, perdiz, cordeiro assado, codorna com cogumelos, massa com funghi no tomilho, pato no bacon, queijo Manchego.

Aproveite Também