Wiltinger 2012 Riesling

2012 Wiltinger Riesling

Ref.: AL01.01.05 Compra Segura

A vinícola Reichsgraf von Kesselstatt (Conde de Kesselstatt), ou simplesmente Kesselstatt, iniciou sua atividade em 1349, produzindo vinhos de altíssima qualidade na região do Mosel, Alemanha. A propriedade possui um total de 36 hectares (12 hectares em cada um dos três importantes vales da região do Mosel: Mosel, Saar e Ruwer). Seus vinhedos estão plantados em encostas bastante íngremes, o que exige todo trabalho à mão, já que não é possível alcançá-los com tratores ou máquinas. A vinícola Kesselstatt foi eleita uma dos 100 melhores do mundo pelo Wine&Spirits Magazine. A produção se faz sem agrotóxicos nos vinhedos e sem químicos na adega que poderiam alterar as caraterísticas naturais dos vinhos.

O 2012 Wiltinger Riesling é um vinho do nível "Ortswein" (single vineyard) de Wiltingen, cidade que tem também as parcelas classificadas Scharzhofberg.
Cor palha-esverdeada. No nariz, apresenta aromas de frutas maduras, com notas cítricas e minerais. Na boca, é seco, com acidez refrescante, álcool equilibrado, corpo leve, boa persistência e agradável final de boca. Eleito melhor harmonização com sushi e sashimi pela revista ADEGA.

R$ 199,00

Escolha uma opção

Produto indisponível
País: ALEMANHA
Região: Mosel, Saar, Ruwer
Localidade: Wiltingen (Saar)
Produtor: Reichsgraf von Kesselstatt
Vinho: Branco
Casta: 100% Riesling
Safra: 2012
Maturação: em barricas grandes
Nível: VDP Ortswein – (Ortswein = Single Vineyard = Vinhedo Único)
Temperatura de Serviço: 9° a 12°C
Potencial de Guarda: 2020
Teor Alcoólico: 12%
Tipo de garrafa: Renana/Flute/Alsaciana
Fechamento: Screw cap
Pontuação: AD 91 pontos. Escolhido melhor harmonização com Sushi e Sashimi no Junj Sakamoto.
750ml

Terroir e vinificação
Solo de ardósia, na localidade de Wiltinger às margens do rio Saar. Vinhedos em encostas escarpadas, otimizando a exposição ao sol. Colheita manual, com rigorosa seleção de cachos, desengaço total, maceração a frio por 12 horas, prensagem cuidadosa, fermentação lenta com leveduras naturais, em baixa temperatura, o que preserva integralmente os delicados aromas e sabores da Riesling. Após a fermentação, o vinho permanece em contato com as leveduras por dois meses em tanques de aço inoxidável. 

Vinhedo 
Uvas de vinhedos próprios, plantados em encostas escarpadas, o que otimiza a exposição do sol.

Harmonização 
Sugestão: Peixe assado, frutos do mar (camarão e lula), carne branca, salmão defumado, surubin defumado, moqueca capixaba, moqueca baiana, ostras in natura ou gratinadas, massas com frutos do mar ou funghi, sushi, sashimi.

Aproveite Também