Kiedricher Sandgrub Auslese 2005

2005 Kiedricher Sandgrub Auslese

Ref.: AL02.01.07 Compra Segura

A vinícola Baron Knyphausen foi criada originalmente em 1141 por frades do monastério Eberbach. Em 1818, a familia barão Knyphausen que serviu o rei da Prússia comprou a propriedade, continuando a tradição de produção de vinhos de altíssima qualidade. A produção se faz sem agrotóxicos nos vinhedos e sem químicos na adega que poderiam alterar as caraterísticas naturais dos vinhos.
Este Kiedricher Sandgrube Auslese é um exemplo maravilhoso de um Riesling "Auslese", trazendo a complexidade de uvas botrytizadas.
De coloração dourada, apresenta intensos aromas de frutas de caroço (pêssego, damasco) e frutas secas. A boa frescor e mineralidade se equilibra perfeitamente com o açúcar natural do vinho. Na boca, é redondo, muito intenso e extremamente persistente.

R$ 599,00

Escolha uma opção

Produto indisponível

País: ALEMANHA
Região: Rheingau
Localidade: Hattenheim
Produtor: Weingut Baron Knyphausen 

Vinho: Branco
Casta: 100% Riesling
Safra: 2005
Maturação: 60% do vinho em tonéis de 600 litros sem tostadura
Nível: Auslese
Temperatura de Serviço: 8° a 11°C
Potencial de Guarda: 2030
Teor Alcoólico: 10,5%
Tipo de garrafa: Renana/Flute/Alsaciana
Fechamento: Rolha
Pontuação: WS 94 pontos
750ml

Terroir e vinificação

Solo de loess (sedimento de origem eólica) e argiloso, com pedras, areia e calcário do terciário. Parcela com inclinação de 10° a 40°, de classificação “VDP Erste Lage” (Premier Cru). Ótima exposição ao sol. Colheita tardia. O vinho é elaborado a partir de uvas com Botrytis. Bagos selecionados à mão. Pressão pneumática leve. Maceração durante 12 horas. Fermentação em inox, inicialmente com 17°C, depois a temperatura é aumentada vagarosamente até 20°C. Maturação de 60% do vinho em tonéis de 600 litros sem tostadura. Vinho de produção extremamente rara e baixa, rendeu somente 80 caixas na safra de 2005. 

Vinhedo

O cru “Kiedricher Sandgrub” contém vinhas de Riesling, que originam vinhos distintos. Dele são coletadas uvas com Botrytis para a elaboração deste vinho Auslese.

Harmonização

Sugestão: Patês, terrines de pato ou porco, queijos (sobretudo os azuis), fondue de queijo ou raclette. Também é delicioso sem acompanhamentos, como vinho de meditação. Excelente vinho de uvas botrytizadas, com alta acidez, que se equilibra perfeitamente com seu açúcar residual, tornando-o um vinho de sobremesa mais leve e menos licoroso que seus semelhantes Sauternes ou Tokaji.

Crítica

94 pontos no Wine Spectator, que escreveu: A rich, compact style, offering lemon and brioche aromas and flavors, with a hint of leather. Backed by a lively structure, this shows fine balance and a lingering aftertaste of pepper and mineral. Best from 2010 through 2030. 80 cases made. – BS

Aproveite Também